Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source

sexta-feira, agosto 20, 2004

Reciprocidade

Hoje, ao ler a imprensa diária, dei de caras com um pequeno artigo no PÚBLICO, intitulado "Teerão ameaça EUA e Israel com ataques preventivos". Longe de me preocupar, este artigo tranquilizou-me.

Ainda sou do tempo em que podíamos dormir descansados pois sabíamos como seria o dia a seguir. Nada de grandes confusões, nada de incertezas angustiantes. A vida seguia calma e sem sobressaltos. Era um mundo bipolarizado e dividido, mas seguro e tranquilo.

Entretanto, tudo mudou, e hoje não sabemos bem para onde vamos. A todo o momento, tudo pode acontecer, desde um Cessna se espetar contra o Pizza Hut cá do sítio até uma invasão em larga escala de Marines enfurecidos por não termos posto a tampa da sanita para cima quando fomos mudar a água às azeitonas.

É por isso que títulos como este tranquilizam-me. Pode parecer retórica, mas certamente dará que pensar ao outro lado.
Era por isso que durante tantos anos, nunca ninguém avançou. Reciprocidade. "Se tu dás, também levas".
Hoje em dia, os EUA e Israel actuam a seu bel-prazer, alegando o interesse e a segurança nacionais para levar a cabo autênticas provocações à liberdade e à soberania de povos e nações.
É certo que o Irão não é particularmente o melhor exemplo de defesa da verdadeira Liberdade, mas só o facto de surgir como força de oposição contribui para equilibrar os pratos da balança.

"É apenas bluff... eles não vão fazer nada", podem vocês dizer. Mas... têm a certeza?


Reflictam, caralho

Exocet